A Terrabyte implanta Programa de Monitoramento da Flora no GASAN II.
Julho/2010

A Terrabyte será a empresa responsável pela execução do Programa de Monitoramento da Flora e do Resgate de Germoplasma do Gasoduto GASAN II da Petrobras.

O Programa de Monitoramento da Flora, que tem por objetivo acompanhar as alterações ambientais no meio biótico, desde o período anterior até a fase de operação do empreendimento e minimizar possíveis impactos sobre o meio biótico, será desenvolvido ao longo de 1050 (hum mil e cinquenta) dias corridos e contará com participação de biólogos e especialistas em geoprocessamento.

Por meio Programa de Monitoramento da Flora será possível: identificar mudanças sobre a estrutura e composição florística no decorrer da construção e operação do Gasoduto e sua relação com o aumento do efeito de borda; identificar, ao fim do trabalho, pontos prioritários em termos de conservação da flora da área; realizar a revisão da lista de espécies vegetais; acompanhar os efeitos do empreendimento sobre a abundância de espécie ameaçadas, exóticas e/ou invasoras; e propor medidas para conservação das espécies ameaçadas encontradas nas adjacências das áreas de instalação, manutenção e operação do Gasoduto.

As ações de Resgate de Germoplasma propiciarão resgatar as sementes, indivíduos regenerantes e epífitas, antes da supressão vegetal na faixa, salvaguardando as espécies raras, endêmicas ou ameaçadas, identificadas na área de influência direta do empreendimento.

Com aproximadamente 37,5 km de extensão, o Gasoduto GASAN II, atravessará 06 municípios no estado de São Paulo, quais sejam: São Bernardo do Campo, Santo André, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá e São Paulo. A faixa a ser implantada encontra-se em área predominantemente rural e atravessará áreas atualmente ocupadas por remanescentes florestais.

Essas áreas contemplam ambientes de Floresta Ombrófila Densa fragmentada entre regiões rurais que se tornaram refúgios para a fauna silvestre local. Alguns remanescentes apresentam condições de abrigar comunidades relevantes de fauna e flora, principalmente nos trechos próximos a área do Parque Estadual da Serra do Mar, localizado em uma área altamente rica e diversificada, com alto nível de endemismo e parte integrante do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar.

 

 

Rua General Atratino Cortes Coutinho, 251. Serra Grande Niteroi - RJ - CEP 24340-290
Telefone: (21) 2518 3876
2008 Terra Byte - todos os direitos reservados.                                                                     Realizado por Horizonte Web Solutions